segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Educação ambiental atinge mais de 800 alunos em 2010

O Grupamento Ambiental, conhecido como Guarda Verde, realiza um trabalho de educação ambiental para crianças e adultos em Poços de Caldas. Somente em 2010 foram 835 alunos participantes do programa. Para 2011 a intenção é que esse número seja ainda maior. As atividades são voltadas à conscientização da população para a preservação do meio ambiente, da água e em alguns casos contam com plantio de mudas.
A educação ambiental vem se tornando cada dia mais importante na vida do cidadão responsável, com ela a gestão do meio ambiente, questões que envolvem a reciclagem e o zelo com a natureza vem ganhando forças para conseguir enfrentar os problemas causados pelos danos trazidos com o excesso de consumo.
A Guarda Verde vem trabalhando de forma a envolver o maior número possível de pessoas fazendo palestras e trilhas ecológicas. O coordenador do grupamento, Franselmo Lopes da Silva, fez um levantamento estatístico de cada mês para poder ter maior controle do trabalho que é o principal objetivo da Guarda Verde.
“Vamos educar as crianças para termos adultos mais responsáveis e com uma consciência ambiental maior”, pontua o coordenador.
No total foram 835 alunos que somados aos professores, coordenadores, diretores e colaboradores chegam a um número ainda maior.
O trabalho de educação ambiental consiste em um programa de palestras educativas e trilhas ecológicas na Serra de São Domingos. Para expandir o interesse algumas turmas optaram por fazer o plantio de árvores, onde os professores se mobilizaram e pediram o acompanhamento da Guarda Verde.
Mas o objetivo não é se restringir apenas a estes alunos, em 2011 o grupamento quer expandir esse trabalho. “As estatísticas são importantes para isso, com elas vamos ver onde estão os acertos e erros, além de onde é preciso dar um foco maior”, relata Franselmo.

Um comentário:

  1. Hoje os traficantes evoluíram, mas estamos trabalhando para poder evitar que os nossos filhos cheguem às drogas. Como sempre diz um sábio Sub Inspetor da Romu de São Caetano, "a sociedade é quem nos paga; seria simples a gente passear de viatura gastando o dinheiro do Municipio. Mas não queremos e não fazemos isso. Mesmo sendo excomungados pela sociedade, dizendo que isso não é nosso serviço continuamos batalhando e, se depender de nós, o marginal nunca terá sossego. Tá no sangue. Nós profissionais de segurança pública expomos nossas vidas e a de nossas famílias e, mesmo recebendo pouco, sem incentivo por parte da administração publica, não medimos esforços para cumprir nossa missão, mesmo que seja com o sacrifício da própria vida! Por que fazemos isso? Por que arriscamos nossa profissão, nossa carreira? Será que o que sabemos fazer é somente ser guardas? Por que jogamos fora o que mais gostamos? Será que somos loucos ou ultrapassados? "Quantos serão promovidos às nossas custas?" Mesmo que nos avisem para dar um tempo, quando eu vejo um vagabundo correndo eu não aguento... Eu e o excelente comandante da guarnição estamos dentro, prendendo. Esse pessoal nunca há de entender mesmo... Às vezes somos chamados de bobos; bobos são eles, porque eles passam, se vão, são somente um momento. E, pouco me importam os dias que virão, pois sempre estarei de prontidão para pegar o ladrão.

    Parabéns a todos os integrantes da Guarda Municipal de Poços de Caldas através do seu Diretor e todos os grupamentos que sempre estão no combate ao crime mesmo desarmados cumprem com seu dever.

    ResponderExcluir