quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ROMU recebe uniformes diferenciados.

 Os guardas municipais que integram a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), grupamento da Guarda Municipal de Poços de Caldas, receberam novos uniformes na manhã desta segunda-feira (15).

O prefeito Paulo César Silva e diversas autoridades prestigiaram a solenidade de entrega, realizada na sede da GM, na rua Laguna 88, Jardim dos Estados. “Este é o momento de agradecer à Guarda Municipal pelo brilhante trabalho que vem desenvolvendo, sempre na proteção do patrimônio público e, principalmente, no aumento da sensação de segurança da população”, ressaltou.

O novo uniforme segue os tons de azul da GM, mesclado com preto, mas com o diferencial de ser camuflado, como o da Guarda Verde. “Com os novos uniformes, fica mais fácil a identificação da população para este grupamento, que faz um trabalho mais ostensivo na comunidade”, destaca o Inspetor Marcelo Gavião Bastos.

O grupamento foi criado por decreto municipal publicado em 13 de abril de 2011 e tem por objetivo prestar proteção aos bens, serviços e instalações públicas do município e auxiliar as forças de segurança de forma ostensiva.

A ROMU é uma das diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, para os municípios que já possuem a Guarda Municipal. De acordo com o Inspetor Bastos, Poços de Caldas é a única cidade mineira a contar com o grupamento que, em outros municípios, também adotou o uniforme camuflado. “A população poderá, de imediato, identificar que a ROMU é uma nova equipe, mais operacional, que está na linha de frente da GM, com horário diferenciado e que atua em praças, parques e jardins, nas proximidades das escolas e também para coibir o tráfico de entorpecentes, formada por guardas que passaram por um treinamento especial”, explica o inspetor.

O coordenador da ROMU, GM Fagundes, ressalta o trabalho que a equipe vem realizando no município. “A ROMU vem se destacando nas ações de contra o tráfico de drogas em logradouros públicos e na recuperação de objetos furtados em escolas, através do nosso serviço de inteligência. Além disso, a ROMU também está presente em todos os eventos apoiados pela Prefeitura, dando segurança à população”, afirmou.


O grupamento tem uma frota de dois veículos Fiat Uno e uma moto 250 cc e um efetivo de dez guardas, mais o coordenador, que é formado em Direito. O lema da ROMU é “Não nos pergunte se somos capazes; dê-nos a missão”.

“É uma alegria ter tido a honra de criar esse grupamento na nossa gestão, que vem sendo um diferencial na segurança pública de Poços de Caldas. Temos certeza que a população já absorveu esse trabalho e sabe muito bem que a Guarda faz com que a segurança seja cada vez melhor, juntamente com as outras forças de segurança”, comemorou o secretário de Defesa Social, Demilton Vacarelli.

São apoiadores da ROMU, RodoJúnior, Adriano Seguso, Malharia Santa Inês, Luiz Carlos Pena e Silva, Marcos Carvalho Dias e Erick Simões.


Guardas durante apresentação dos novos uniformes

Nenhum comentário:

Postar um comentário