terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Fim da ROMU e Fim de atuação da Guarda Municipal em apoio a segurança.


Senhores Vereadores

É com grande pesar que viemos por esse veiculo de comunicação, solicitar aos nossos representantes legais, elegidos por nós em uma disputa democrática e que por maioria foram eleitos para nos representar e lutar sempre por melhorias em nossa cidade, melhorias estas que esta a beira de um colapso no que diz respeito a segurança pública da cidade. Como representantes legais temos plena convicção de que os senhores vereadores já devem ter conhecimento do ABSURDO fim do dispositivo ROMU.

Esses servidores municipais só vinham a contribuir na cidade, em apoio às outras corporações, pois dispunham de cursos, treinos diarios de condicionamento fisico, táticos e teóricos a fim de ficarem sempre preparados para qualquer emergência e dar suporte aos demais guardas municipais alocados em seus postos de trabalho.

É de conhecimento nacional que a criminalidade vem crescendo constantemente e o Estado já não consegue mais cumprir o dever da segurança como rege a nossa carta magna, assim sendo as guardas municipais vem crescendo em todo País de tal forma que incomoda pessoas influentes no cenário da segurança.

O dispositivo ROMU só  acrescentava na segurança da cidade, se for feito um levantamento e acredito que os senhores o farão, todas as ocorrências da GM são em carater de flagrante delito, ou com o solicitante e testemunhas. Como diz o jargão policialesco todas as ocorrências são redondas, pois sabemos das nossas limitações e respaldos juridicos que nos falta na constituição, mais nao podemos fechar os olhos e tentar cobrir o sol com a peneira, por isso vamos aos fatos:

Os eventos da cidade que cada vez mais se torna grande e notório necessita de homens capacitados a qualquer emergência para garantir o tranquilo desenvolvimento de um evento.

Como todo o pelotão de apoio em suas rondas habituais o dispositivo ROMU ja vinha há muito tempo fazendo a ronda escolar e nos próprios municipais.

Como é de conhecimento nacional os crimes envolvendo entorpecentes se encontram nos arredores de escolas, praças e parques públicos, competência essa do municipio, lembrando que todas as ocorrências atendidas pela GM como tráfico de drogas e os demais crimes de consequencia pelo consumos de entorpecentes e pelo poder de compra dos usuarios que vem a cometer crimes para sustentar seus vicios eram nas praças centrais, ao entorno das escolas, nos bosques e parques públicos.

O Grupamento ROMU só vinha contribuindo e somando, mostrando os resultados dos investimentos feitos com verbas públicas que nós municipes pagamos e com a certeza queremos o retorno. Se for feita uma pesquisa rapida verás que nas maiorias das cidades estão buscando cada vez mais recursos junto a Senasp para as Guardas Municipais, a maioria das cidades estão investindo nos grupamento de ROMU, pois são servidores que gostam do que fazem, estão treinados para tal, e como em toda empresa, um funcionário feliz com o que faz produz muito, e nesses casos se reflete na segurança, que em nada usurpa a função da policia como vem dizendo na midia algumas pessoas, o que ocorre, é que a PM por mais que queira, Nunca será onipresente e onipotente, pois a criminalidade cresce a passos largos coisa que a policia nao consegue acompanhar, por isso a guarda municipal se torna uma força auxiliadora e só vem a beneficiar os municipes e a população de bem, que quer seu trabalho, seu direito de ir e vir em segurança ou curtirem nossas praças, bosques e parques seu lazer, e para isso podia e devia contar com a ROMU, que se fez presente pelas vias de poços de caldas auxiliando no trânsito, apoiando em acidentes, e garantindo o ir e vir do cidadão de bem, estava sempre presente também nas praças e parques garantindo o final de semana tranquilo das familias, tranquilidade esta também que os municipes tinham com seus filhos nas escolas, na certeza que a ROMU estava sempre em ronda pelos arredores desses locais e dentro deles garantindo um ensino tranquilo e eficaz, fazendo que o agressor da sociedade se sintia desmotivado na sua ação delituosa. Como podem ver nesse breve resumo de uma ação Preventiva da Guarda Municipal. Que conta com profissionais de conduta ilibada, treinamentos especificos e satisfação no que fazem só podem dar bons frutos, esse programa que também passavam maior tranquilidade aos demais guardas que tinham a certeza que em algum momento de perigo poderia contar com este dispositivo.

Portanto senhores vereadores coloquem os pós e os contras, não deixem  a vaidade e disputas internas tomarem espaço nesta importante decisão, pensem no municipe, eleitor, profissionais da Prefeitura Municipal e familiares que contam com o apoio deste valoroso grupamento, será que valeu a pena mesmo acabar com aquilo que estava dando certo?

E tirar tudo que a Guarda Municipal conseguiu nestes anos de serviço em prol da população poçoscaldense, chegando onde estamos em que a Guarda Municipal não pode fazer mais nada a nao ser acionar a policia militar, nem em caso de flagrante delito onde conforme o artigo 301 do código de processo Penal diz que qualquer um do povo pode e as autoridades e seus agentes deverão.

Certo de suas compreensão deixo aqui meu muito obrigado por dispor de alguns minutos, e que possam ajudar na segurança de nossa cidade...






Nenhum comentário:

Postar um comentário